domingo, 7 de outubro de 2012

Cloud e cia: Um novo mundo criando um novo marketing

No marketing tradicional se nota ( com grande destaque em certos ramos) uma espécie de piramide, onde os cliente que gastam mais possuem produtos personalizados e os com menor poder aquisitivo possuem produtos massificados, por muitas vezes servindo de suporte a utilidades que também atendem aos clientes vip, mas a reciproca nunca é verdadeira.
 Porém existe um modelo de negócio que chama a atenção para outros fatores.Pensando em servidores de cloud computing como a Amazon Web Services, seu serviço básico é modular, atendendo necessidades de pequenos clientes mas podendo ser adaptado para grandes. Nesse caso, um produto feito para um cliente bem pequeno pode ser adaptado para, literalmente, atender até a NASA.
Pois bem, ai invertemos o fluxo onde tudo era desenhado para os maiores. Mas porque os maiores aceitam adaptações? Pois em alguns casos eles são grandes,em outros são pequenos.Uma mesma empresa pode apresentar diferentes padrões de consumo, sendo para alguns mercados um grande player e em outros um pequeno. E consumindo como pequeno ela pode economizar dinheiro. Sendo assim, temos um modelo onde o produto é feito de maneira massificada mas desenhado para a maioria dos pequenos consumidores, e os grandes vão buscá-lo a fim de economizar dinheiro, ou de conseguir, com a estrutura gigante feita para atender a massa, recursos nunca antes imaginados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário