sábado, 8 de setembro de 2012

Os analfabetos digitais

Muito se fala a repeito da revolução digital, e da democratização do acesso a informação. Porém essa será realmente uma democratização, ou simplesmente mudamos o parametro de exclusão?

Hoje existe uma revolução, com muito conhecimento sendo disponibilizado para todos, e com muito conhecimento sendo construido por todos. Porém, não são exatamente todos, pois os requisitos para participar disso são exclusivos.Falar inglês é essencial para ler e se comunicar. E a lingua é o menor dos critérios.Toda criação de conhecimento se apoia no princípio brilhantemente descrito por Newton quando disse que se apoiou em ombros de gigantes,  porém esse princípio é questionado e ignorado, criando verdadeiros analfabetos digitais.

Muitos projetos de sucesso nesse ramo se vendem como por terem vindo do nada, ou criado na tentativa e erro, mas não creio que seja bem assim. A internet é uma consequência dos seres humanos e das tecnologias (ou falta delas) que antes reprimiam necessidades destes e agora trazem novas possibilidades, e daí a necessidade do estudo da antropologia, filosofia e tantas outras coisas essenciais a compreensão da sociedade humana, somada as novas tecnologias que permitem para as pessoas realizarem as tendências, necessidades, desejos e sonhos antes privados pelo meio. Esses conhecimentos clássicos nos permitem entender os seres humanos, mapear as necessidades e ai conseguir fazer projetos efetivos.

A popularização desse conhecimento sim daria a qualquer um a oportunidade de criar negócios novos dependendo exclusivamente de sua competência, e permitiria a qualquer ser humano se tornar um empreendedor digital. Mas esse conhecimento não se populariza, ao contrário, é negado. Talvez incentivemos uma camada de ignorantes digitais que acreditam que existe um oraculo chamado google que é capaz de substituir a escola tradicional, quando na verdade você precisa da educação tradicional, gradual e capaz de criar capacidade de processamento de informações, associações e alto senso crítico para ai sim ser capaz de utilizar a rede no seu máximo potencial. A tradição é o caminho para se compreender o novo, e a partir dele se construir algo maior. Os passos de Newton sobre os ombros de gigantes devem ser seguidos para que possamos cada vez mais engrandecer o conhecimento humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário