sábado, 11 de abril de 2009

A arte de vender carros

Nesse final de semana fui ao cinema assistir a Velozes e Furiosos 4 (Sim, digam Argh, digam que eu deveria estar assistindo a um filme iraniano que contribuiria mais pra minha formação e blá blá blá).Até gostei do filme, mas o que me chamou a atenção, claro, foram os carros.

O detetive (mocinho do filme) escolheu um carro "muito loko", e ele corria com o carro, tirava rachas com o carro, vivia perigosamente, veloz e furiozmente!

Sai de lá querendo um carro daqueles! Fiquei curioso e fui até a net pesquisar qual era o carro! Na verdade eu já imaginava que carro era, tinha visto um na rua, perto do serviço, recentemente. Mas fui lá confirmar. E vi que há vários sites na net com a lista dos carros do filme, criticas sobre a tunagem, dados técnicos, nossa, ANIMAL!!!

Mas peraí, pra que é que eu quero um carro de mais de 200 cavalos pra andar em Sampa? Aliàs, eu nem ando de carro? Por que isso virou meu sonho de consumo?

Qual o status que um carro que nem é um ícone clássico (como Ferrari, Mercedes, Rolls Royce) me trás? Competição, agressividade, atitude, dinamismo, rebeldia, buscar a justiça dentro ou fora da lei. E competir, competir pra ser o máximo. Acho que esses são alguns dos atributos do ícone "Carro do mocinho de velozes e furiosos".

Olha que loucura, o que atrai pro carro é a atitude associada a ele, depois é que vamos pesquisar os atributos reais, mesmo os menos tangíveis como os de design.

Vou dar mais um exemplo. Volvo. Volvo pra mim sempre foi carro de "tiozão". Seguro, vários airbags, design quadrado. Bem família de tiozão. Porém, depois de ver um dando vários cavalos de pau nas mãos de um vampiro em "crepúsculo" (sim, assisto os blockbusters da vida, mas temos que saber o que o público tá

pensando) a imagem da marca ficou um pouquinho mudada. E acho que pra mulecada também. Põ, carro que os pais acham seguro e a mulecada acha irada, isso foi uma boa sacada de marketing na minha opinião.

Só mais um exemplo, pra não dizer que tô falando só de filmes. O jogo Need For Speed. Lá, além de ver tudo que vc pode ver no Fast and Furious, vc pode virtualmente dirigir o carro e se tornar parte da história. E o carro é parte do seu personagem no game. Aliàs, tanto é parte do seu personagem que pode ser customizável pra ficar mais com a sua cara. Esse canal de comunicação deve ser muito bom, já que a Nissan participou de todos os jogos desde a série "underground" e, mais que isso, lançou um carro através do jogo, o Nissan z370.

O que vejo nesses exemplos é:

1 - A forma de vender carros mudou (isso já é velho, mas vale ressaltar). Não se vende um produto, se vende um simbolo, que tem valores associados a ele.

2 - Os veículos pra se passar uma mensagem de propaganda mudaram. A inserção em filmes, e mais recentemente em jogos, faz com que o consumidor assimile melhor a mensagem, pois ela faz parte do enredo no qual ele está prestando atenção, e no caso dos games participando. Creio que esse seja um novo campo que tem muito a ser explorado. Nesses veículos, você não tem que fazer piadinhas para chamar a atenção e depois passar a mensagem, torcendo pra que o cliente assimile. A mensagem chama a atenção, pois ela está implícita na atração. Esse modelo é tão real que tivemos até campanhas que tentaram trazer pro universo da propaganda os filmes, como a da Fallon pra BMW, que fez filmes veiculados na net, com enredo e tudo! Mas, apesar da campanha da BMW ter ficado muito boa, ainda acho Fast and Furious bem mais persuasivo.

Links Interessantes:

Lançamento do Z370 no jogo Need For Speed (Em Inglês):
http://investor.ea.com/releasedetail.cfm?ReleaseID=343683

Velozes e Furiosos quebra recorde de bilheteria para o mês de Abril:
http://www.omelete.com.br/cine/100019012/Bilheteria_USA__Velozes_e_Furiosos_4.aspx

Velozes e Furiosos 4 - Galeria de Fotos:
http://www.beyondhollywood.com/the-fast-and-the-furious-4-2009-movie-images-gallery/

Subaru Impreza WRX
http://www.beyondhollywood.com/the-fast-and-the-furious-4-2009-movie-images-gallery/fast-furious-4-movie-16-2/

Campanha da Volvo remetendo ao filme Twilight:
http://www.mixtotal.net/2008/11/que-tal-comprar-o-volvo-do-edward.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário