sábado, 14 de março de 2009

Design (tem algoritmo??)

Design

Ontem tive minha primeira aula de design. Achei muito legal, em especial por ver que design, criação, etc, não são coisas tão largadas como se pinta por ai.

O cara não cria livremente o que quer, ou foi iluminado e como um oráculo cospe as coisas mais criativas e inovadoras possíveis... Não... Design compreende projeto, método... é, aqui também existem as velhas e eficientes coisas aprendidas na Poli, hehehe. (Tá, não do mesmo jeito, mas que tem projeto, tem).

Há duas palavras em lingua portuguesa que tem a ver com design. Desenho, e designio. Ambas tem muito a ver mesmo, pois no design você desenha algo pra atingir a um objetivo. Logo, a idéia do design não é trazer as criações mais malucas da sua mente pra algo surpreendentemente legal qeu só você e talvez a sua mãe entendam.A idéia é você ter algo que consiga comunicar uma idéia (tem função, não foi feito à toa) de forma expressiva (não pode ser chato, tipo lista telefonica). Além dessas restrições, e derivando de uma delas (comunicar), tem algo importante que muita gente esquece: A mensagem tem que ser compreendida. Se ela tem que ser compreendida, tem que falar a lingua de quem tá recebendo ela. Tem que ter a ver com o cotidiano do receptor, com as referencias que ele tem. Claro, tem que ter algo de inovador, pra chamar a atenção, mas não muito, senão fica incompreensível.

A partir daí, você vai brincando com os lados do cerebro do expectador, alternando comunicação racional e expressão, satisfação e sedução, pra atingir o objetivo do seu objeto de design.Muito legal... Você tem Meta, objetivo, restrições, recursos disponíveis (mídia pra onde vc tá fazendo o design), prazo... é um projeto. A base é de um projeto, como o de um navio. Pra desenvolver, você precisa de diversos conhecimentos específicos, referências, teoria,

experiência... mas não é algo perdido, é um projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário