sábado, 14 de março de 2009

Estratégia em Comunicação

O que é estratégia?

Todo mundo fala de estratégia, todo gerente se diz estrategista, hoje temos estratégias pra tudo! Pra cada nicho do mercado de livros existe um livro "A Arte da Guerra"... Daqui a pouco vai ter até pros pacifistas!!!
Bom, que eu saiba, a idéia de estratégias vem da administração de recursos na guerra. Tem a ver com a alocação de recursos para atingir a vitória, o objetivo final. A palavra deriva do grego, e está diretamente ligada à idéia de liderança do exercito, dos recursos para se vencer a uma guerra (Stratos(Exercito) + Ago(Liderança) = Strategos). Existem diversos tratados sobre estratégia, de onde destaco os que mais conheço:

Sun Tzu - A Arte da Guerra
Miyamoto Musashi - O Livro dos Cinco Aneis/Elementos
Nicolau Machiavel - A Arte da Guerra

Uma coisa comum que notei nestas obras de estratégia, em especial nas duas primeiras, as orientais, é a necessidade de se conhecer os recursos de que se dispõe para traçar uma boa estratégia. Isso pode até parecer óbvio, e deveria ser, mas nem sempre se pensa nisso na hora de formular uma estratégia.
Pois bem, Sun Tzu fala da necessidade de se conhecer o terreno, conhecer o exercito, enfim, conhecer os atores do teatro de guerra, bem como o próprio cenário. Musashi fala de conhecer o soldado (ou carpinteiro, como ele fala), conhecer as ferramentas, etc. E todos traçam as estratégias a partir daí. Conhcendo os recursos, eles os alocam.

Modernamente, existem teóricos que se dedicaram ao estudo da estratégia comercial. Grande parte deles se dedicou a estudar a competição entre indústrias, e ouso dizer que muitos as compararam a partir de um modelo de linha de produção, um modelo Fordista. Eles comparam a capacidade de produção da indústria e seus concorrentes, comparam diferenciais da indústria e de seus concorrentes.... mas muitas vezes a meu ver, esquecem de um detalhe: Do consumidor. É como o general que contraria Sun Tzu e ignora o terreno onde vai lutar. Talvez pensando em análise de competição contra outra empresa, isso seja viável e justificável, porém caso ocorra algum imprevisto (tipo uma crise mundial???) as duas empresas vão pro buraco. Mas enfim, não é sobre a eficiencia de modelos consagrados que vim falar aqui.

Vim falar de comunicação (Algoritmo COMUNICACIONAL o nome do blog, né?). Pois bem, comunicação, publicidade, propaganda... comunicação... Dependem de um emissor, um receptor, e um código de envio.... do operador de telégrafo ao Saussure (http://pt.wikipedia.org/wiki/Ferdinand_de_Saussure), todo mundo sabe que esses elementos são importantes. Então, se a comunicação se apoia nisso, ao traçar uma estratégia pra comunicação, vc deve pensar nisso. É isso que sustenta a comunicação!!! Não adianta pegar um diagrama, um gráfico ou uma vaca leiteira pra analisar um problema de comunicação se você não entendeu o problema. Voce tem que entender a base do problema, entender os recursos que você tem pra resolver e entender profundamente (no bom sentido) a vaca leiteira, o diagrama ou seja lá o modelo que você for usar pra tentar resolver o problema. Entender tão profundamente que você consiga avaliar se ele serve ou não, adaptá-lo, ou ainda construir um novo modelo se necessário!!!

Chega de receita de bolo, acho que já passou da hora de se pensar em estratégia de marketing e comunicação como estratégia de marketing de comunicação. Chega de estratégia de produção de Ford T aplicada ao mercado publicitário. Os Fords T´s tão em museus, que é pra onde todo tipo de gambiarra teórica deveria ir.(bem ou mal, fazem parte da nossa história).

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